Atividade de astronomia para crianças do 2º ano

 #cmoocvisual

No curso cMooc Astronomia Visual, módulo 3, no qual abordamos sobre o Sol foi solicitado criar uma estratégia para o ensino de Astronomia para crianças de 8 anos, sobre fenômeno astronômico.

Aos oito anos é possível que a criança esteja no 2º ano. Então, olhando o Currículo de Pernambuco, na Área de Ciências da Natureza, Unidade Temática Terra e Universo, o Objeto de Conhecimento: O Sol como fonte de luz e calor, foco a atividade.

Habilidade: Compreender e comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies  escura, clara e metálica etc.), reconhecendo a propagação do calor nessas superfícies.

Iniciando uma conversa com os estudantes, pedir para que desenhem e colorir um Sol. Fazer um Painel com os desenhos. Em seguida entregar para cada um imagens (fotografias, desenhos) do Sol. Questionar o que eles veem na imagem. E na conversa falar sobre a atividade do Sol e a representação que fazemos dele. Fazer outro Painel com as imagens.

No segundo encontro, entregar luvas de plástico para cada um e dividir a turma em duplas para que eles possam colocar em pequenas vasilhas os materiais: brita, areia, água, plástico preto, plástico branco, colherinhas de metal. A professora explica sobre o termômetro e junto aos estudantes coletam a temperatura de cada material. Anotar em uma tabela prévia, deixando os espaços para os estudantes colocarem as leituras da temperatura. Em seguida, deixar os materiais expostos ao Sol por duas horas. Em seguida, fazer nova coleta da temperatura na tabela.

Perguntar as crianças por que houve mudança de temperatura? Na condução da conversa a professora associa os efeitos da mudança de temperatura à energia que vem do Sol. De posse da tabela preenchida com as temperatura inicial e final, a professora entrega papeis coloridos em forma de barras para que cada dupla construa um gráfico de barras (os papéis devem ter tamanhos diferentes).

E então, a professora mostra que o gráfico e a tabela são exemplos de outras leituras do evento. Agora cada um irá escrever sobre o Sol e o que achou da experiência. A professora fecha a aula sobre a temperatura dos materiais e a propagação da energia do Sol nos materiais.

Para o próximo encontro a professora pode trabalhar a energia do Sol e a saúde.

Sugestão de leitura: Astronomia na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental: relato de professores. Organização Rodolfo Langhi e Sioneia Rodrigues da Silva. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As três Marias

Nosso satélite natural: a Lua